0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

DIR® é uma abordagem com base na psicologia do desenvolvimento (Greenspan & Weider, 1998; 2006b). O foco do modelo é ajudar as crianças com necessidades especiais a  construirem alicerces saudáveis para uma vida social, emocional,  capacidades intelectuais, ao invés de simplesmente concentrar-se em comportamentos isolados.

O termo “desenvolvimento”, inclui seis níveis de desenvolvimento que ajudam a construir estas capacidades nas crianças. Os seis níveis de desenvolvimento encontram-se descritos abaixo como afetados por crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista de qualquer idade (Greenspan & Weider, 1998; 2006b):

Developmental-Levels

Diferenças individuais referem-se à forma como a criança processa informação e linguagem; desenvolvimento motor e capacidades sensoriais, como o toque, som e outras sensações; auditivo processamento; processamento visual-espacial; e planejamento motor e habilidades de seqüenciamento. Para cada um dos seis etapas descritos acima, o terapeuta precisa olhar a criança de forma individualiada e determinar como eles interferem o desenvolvimento da criança.

O termo “Relações” no modelo DIR® refere-se à forma como a criança interage com outras pessoas (por exemplo, membros da família, professores, terapeutas e cuidadores) e quais os padrões de interação deve ser incluído no programa terapêutico destinada a promover o desenvolvimento da criança.

Para conhecer um pouco mais sobre o modelo e formação continuada, acesse o site: www.icdl.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *