0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No dia 02 de abril é comemorado o dia mundial da Conscientização do Autismo. No Brasil, há cerca de 2 milhões ou mais de pessoas com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta data e mês, em diversos lugares do mundo, múltiplas ações são realizadas com o objetivo de mobilizar e sensibilizar pessoas do mundo inteiro a conhecer este transtorno que cresce cada vez mais. O azul foi a cor escolhida para representar mundialmente a causa da conscientização pelo autismo.

O Projeto Concerto Azul, idealizado por Michele Senra, são eventos públicos facilitados por Musicoterapeutas. O projeto surgiu do desejo da idealizadora de promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista nas performances de arte e música, buscando inspirações no modelo DIR/Floortime e no projeto americano Sensory Friendly Concert. Estes eventos são uma ótima oportunidade de celebrar a Neurodiversidade.

Os encontros musicais são abertos ao público em geral, porém oferecemos um suporte especial as pessoas que se encontram dentro do transtorno, que podem apresentar limitações sensoriais ao ambiente do Concerto Azul. Celebramos o progresso e realizações dos indivíduos assistidos pela musicoterapia.

 

Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.

Paulo Freire

 

Estes eventos oportunizam uma vitrine de talentos para pessoas com autismo. Valorizando sua identidade e capacidade de auto expressão, respeitando sua individualidade e perfil sensorial. “(…) a música, assim como as outras artes, contribui com a construção de espaços sociais que possam acolher a diversidade humana (ALVARES, AMARANTE, 2016, p. 33).